2ª Etapa do Campeonato de Karatê Sul/Sudoeste de Minas Gerais em Estiva

Estiva MG é a cidade do Morango, mas neste Domingo dia 12/07/2015, “apenas por um dia”, se tornou a cidade do Karatê. 

Foi realizado a 2ª Etapa do Campeonato de Karatê Sul/Sudoeste de Minas Gerais. Este evento contou com a presença de Atletas e ex-competidores vitoriosos e renomados do cenário esportivo  nacional. Também com Atletas competidores da Seleção Mineira de Karatê.


O Evento foi muito bem organizado pela equipe do Professor  de Karatê, João Augusto. Também os Atletas de Estiva , se saíram muito bem nas competições de luta, travando combates de igual para igual. O Karatê é sempre uma atração profissional, no que diz respeito à organização e respeito ao próximo. 

Esta competição  foi Digna de grandiosos eventos esportivos a nível nacional.  Algo que não pode passar despercebido por nós Estivenses. O poder público precisa olhar com um pouco mais de  carinho para com o esporte de nossa cidade, quando dizemos esporte, nos referimos a todo tipo de modalidade, não somente o tradicional futebol.

 A competição começou pelo Kata:

 Esta modalidade é uma sequência de movimentos — técnicas de ataque e defesa — cujo fito é proporcionar ao praticante o aprendizado mais aprofundado da arte e, simultaneamente, experiência de luta. Também é conhecido por "balé da morte". Antes do advento do caratê moderno, e da criação de métodos mais básicos e simplificados de transmissão do conhecimento, a arte marcial era ensinada somente pela prática ostensiva de kata.

O kata possui outras facetas além do treinamento físico. Cada forma possui, também, um componente psicológico, pois prepara o carateca para um combate real, e um componente filosófico, que busca transmitir valores e pensamentos críticos, para avaliar as situações serenamente, situações essas não limitadas a embates físicos.

Também houve a competição em combate, aí sim a luta em Duplas, algo emocionante de se ver:
A busca de vitórias em competições não é o principal objetivo do Karatê Tradicional. As competições são um meio que permitem ao praticante de Karatê fazer uma auto avaliação técnica e emocional. Vencer ou perder numa competição não é o mais importante, o relevante é o crescimento como lutador e como pessoa que ela proporciona.

O que se exige dos lutadores numa competição, é a eficiência na execução dos movimentos, ou seja, a dinâmica corporal utilizada para se aplicar os golpes, e não tão somente a velocidade ou o contato. Não basta acertar o alvo, é preciso fazê-lo da forma correta, baseado nos fundamentos técnicos do Karatê-Do Tradicional. Isso exige um grande domínio físico e mental, e também estimula a busca pelo aperfeiçoamento pessoal e pelo refinamento da  técnica.

"Perder-se na beleza dos movimentos ou apenas buscar pontos numa luta não levam à perfeição!"


(Reportagem e fotos de Jean C. de Andrade)

Veja os Vídeos e fotos:











































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estiva MG

ESTIVA MINAS GERAIS E SUAS BELEZAS

REFORMA DO DESTACAMENTO POLICIAL DE ESTIVA É CONCLUÍDA: